1. ESCOPO TÉCNICO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO
1.1. Descrição
Este documento descreve o escopo e condições necessárias na prestação de serviços com fornecimento de mão de obra qualificada para instalações, montagens e manutenções especializadas de máquinas, equipamentos, linhas de produção, processos produtivos industriais e prediais, compreendendo as áreas: mecânica, elétrica, hidráulica, pneumática e automação.
1.2. Objetivo
Apresentar nossas soluções em fornecimento de mão de obra qualificada, metodologia de trabalho, sistema de acompanhamento de horas trabalhadas e dos serviços executados, valores, condições e atraso de pagamento, garantia do serviço prestado e condições para orçamento.
1.3. Escopo dos Serviços
1.3.1. Fornecimento de mão de obra qualificada
Compreende-se como mão de obra qualificada aquele profissional que possui formação e conhecimento técnico ou treinamento sob supervisão de responsável técnico.
1.3.2. Metodologia de trabalho
A) A contratante faz contato via canais oficiais da U.M. MANUTENÇÃO ESPECIALIZADA descrevendo e solicitando os serviços desejados para verificar disponibilidade de agendamento para execução, denominado internamente como "abertura de chamado";
B) Após agendamento, caso o serviço seja nas dependências da contratante, a U.M. realiza a "abertura de chamado" com registro de data e hora atual, disponibiliza e desloca o(s) profissional(is) até o local. Caso o serviço seja internamente, por deslocamento da máquina/equipamento até o galpão da U.M. em caso de manutenção, ou por fabricação/montagem própria, a U.M. realiza a "abertura de chamado" com registro de data e hora atual;
C) O(s) profissional(is) executa(m) o(s) serviço(s) necessário(s) mediante análise técnica realizada, comunicação e descrição à contratante do(s) serviço(s) realizado(s) ou necessário(s), e então encerra ou pausa a "abertura de chamado" com registro de data e hora atual;
D) Em caso de serviço finalizado, a U.M. registra no sistema de acompanhamento de horas trabalhadas (ver item 1.3.3) a descrição dos serviços executados com respectivas datas e horários de início e fim. Em caso de serviço pausado, a U.M. registra com respectivas datas e horários de início e fim, descrevendo o motivo da pausa (que pode ser por necessidade de material, ferramentas específicas e afins não disponibilizados para conclusão dos serviços), podendo reabrir o mesmo chamado e pelo número de vezes que julgar-se necessário. O tempo para o registro no sistema pela U.M. pode variar sem aviso prévio;
E) A contratante deve, então, acessar o sistema de acompanhamento de horas trabalhadas e fazer a assinatura digital dos registros, reconhecendo, validando e assumindo o compromisso de realizar o pagamento do valor cobrado no fechamento de horas totais trabalhadas do período determinado pela U.M.;
F) Ao final do período determinado pela U.M. (que pode ser em número de dias, mensal, por faturamento mínimo ou qual julgar-se necessário sem aviso prévio), o contratante recebe a nota fiscal de serviço junto ao boleto de cobrança do referido período, mesmo que a contratante não tenha feito a assinatura digital dos registros antes do fechamento.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
*ESTA METODOLOGIA DE TRABALHO CORRESPONDE SOMENTE AO FORNECIMENTO DE MÃO DE OBRA E PODE SOFRER ALTERAÇÃO SEM AVISO PRÉVIO;
**O DESLOCAMENTO, INTERVALO DE ALMOÇO DO(S) TÉCNICO(S) E ABERTURA DE NOVO CHAMADO NO MESMO DIA SERÃO CONTADOS E COBRADOS COMO HORAS TRABALHADAS CONTÍNUAS, TENDO A TOLERÂNCIA MÁXIMA PARA O DESLOCAMENTO EM 30 MINUTOS E PARA O INTERVALO DE ALMOÇO E/OU ABERTURA DE NOVO CHAMADO DE ATÉ DUAS HORAS E TRINTA MINUTOS.
- Exemplo de deslocamento: após a abertura de chamado, por exemplo, às 08:00h, caso o técnico chegue ao local antes das 08:30h, será registrado como início 08:00h; caso chegue entre 08:30h e 08:59, será registrado como 08:30h.
- Exemplo de intervalo de almoço e/ou abertura de novo chamado: caso o serviço iniciado, por exemplo, as 08:00h necessite de continuação após o intervalo de almoço das 12:00h às 13:00h do técnico ou seja encerrado as 12:00h e tenha uma nova abertura de chamado no mesmo dia às 14:30h, serão contadas e cobradas como horas trabalhadas contínuas (observação válida para qualquer horário do dia);
***A ABERTURA DE CHAMADO NÃO GARANTE PRIORIDADE NO ATENDIMENTO. EM CASO DE NECESSIDADE DE ATENDIMENTOS EMERGENCIAIS, OUTROS VALORES PODEM SER ACRESCIDOS ALÉM DAS HORAS TRABALHADAS, COMO VISITA TÉCNICA, DIÁRIA, ENTRE OUTROS.
****TODOS OS MATERIAIS, FERRAMENTAS ESPECÍFICAS, PLATAFORMAS OU SERVIÇOS NECESSÁRIOS DIFERENTES DOS PRESTADOS PELA U.M., SERÃO POR CONTA DA CONTRATANTE.
1.3.3. Sistema de acompanhamento de horas trabalhadas e dos serviços executados
Trata-se de uma interface WEB APP para computador com suporte dos principais navegadores web instalada do lado cliente (no caso, contratante).
É um sistema desenvolvido pela divisão de tecnologia da U.M. (chamada UMTech.Info) e que recebe as informações dos bancos de dados responsáveis pelos registros dos serviços executados.
Possui as versões "BÁSICA" (gratuita), "PRO" (paga) e "VTMAP" (complementos pagos para versão "PRO") e a escolha pela versão diferencia os valores cobrados por hora por técnico e demais condições (ver item 1.3.4).
A) Versão "BÁSICA" (gratuita)
Ao se registrar no sistema fornecendo os dados cadastrais da empresa e posterior validação, a contratante tem acesso aos menus de navegação e respectivos bancos de dados limitados à versão, para consulta simples dos registros e acompanhamento dos serviços executados.
B) Versão "PRO" (paga)
Modalidade de "upgrade" mediante pagamento de mensalidade para acesso aos menus de navegação e respectivos bancos de dados para consulta dos registros e acompanhamento de serviços executados, organizados e filtrados por máquina/equipamento, data, duração, tipo de serviço executado (manutenção corretiva e preventiva, instalações/manutenções prediais), com barras de pesquisas rápidas e geração de apontamentos do tipo documento digital (PDF, por exemplo).
Permite agendamento de serviços através de API de agenda dedicado e comunicação direta formalizada através do próprio sistema para posterior consulta.
Libera ainda, como cortesia:
> acesso aos bancos de dados com a relação dos principais fornecedores no mercado industrial;
> filtro de problemas e soluções com base nos históricos de registros;
> sugestões de melhorias para projetos de melhoria contínua.
*O acesso aos menus de navegação descritos como cortesia poderão sofrer alterações sem aviso prévio.
C) Versão "VTMAP" (complementos pagos para versão "PRO")
Possui diversos complementos cobrados a parte para implementação à versão PRO, como:
- Virtual Tour: captação em imagens do tipo 360° com interface de transição de imagens que permite o usuário realizar o tour através de botões rápidos, podendo ser implementado para tour de apresentação da empresa, inventário físico patrimonial e/ou mapeamento visual de máquinas, equipamentos, linhas de produção e processos produtivos industriais;
- Mapeamento de Maquinário: registro em banco de dados de todas as partes/peças que compõem o maquinário, gerando ID's em cada registro para controles de estoque de peças de reposição, vida útil e apontamentos gerais;
- Termografia: captação de imagens com paleta de cores de diferenciação de temperatura para detectar possíveis problemas causados por aquecimento e planejar manutenções para correções de caráter preventivo;
- Telemetria DMI: instalação de medidor de grandezas para monitorar remotamente consumo energético, temperatura, pressão, peças produzidas, ou qualquer outra variável.
*Outros complementos podem ser desenvolvidos de acordo com as necessidades da contratante mediante projeto e precificação da U.M..
1.4. Valores
Os valores se referem a hora trabalhada por técnico. Ou seja, a referência é para o valor/hora para 01 (um) técnico.
A) A contratante que, na "abertura de chamado", registro e aceite dos termos optar pela utilização da versão "BÁSICA" (gratuita) do sistema, fica ciente que o custo da mão de obra para 01 (um) técnico será no valor/hora fixo de R$100,00/hora.
B) A contratante que, na "abertura de chamado", registro e aceite dos termos optar pela utilização da versão "PRO" (paga) do sistema, fica ciente que o custo da mão de obra para 01 (um) técnico será no valor/hora fixo de R$85,00/hora, acrescido o valor da mensalidade de utilização da versão "PRO" (paga) no valor de R$1.199,90/mês no plano mensal.
A partir da aquisição da versão "PRO", a contratante que desejar adquirir os complementos da versão "VTMAP" mencionados no item 1.3.3. - subitem C, fica ciente que o custo de implementação será informado após projeto e precificação da U.M..
C) A contratante que, na "abertura de chamado", registro e aceite dos termos optar pela utilização da versão "VTMAP" (paga) do sistema, fica ciente que o custo da mão de obra para 01 (um) técnico será no valor/hora fixo de R$75,00/hora, sendo dispensando do valor da mensalidade da utilização desta versão se - e somente se - a quantidade total de horas trabalhadas apontadas no fechamento mensal para o respectivo período seja igual ou superior a 100 horas. Em caso de não atingimento da quantidade anteriormente especificada, será acrescido o valor da mensalidade de utilização da versão "PRO" (paga) no valor de R$1.199,90/mês no plano mensal.
D) A contratante que optar por não utilizar o sistema, ou seja, receber relatório preenchido em papel timbrado da U.M. com data, hora e descrição dos serviços executados, fica ciente que o custo da mão de obra para 01 (um) técnico será no valor/hora fixo de R$150,00/hora.
*A contratante poderá solicitar a migração para versões diferentes do sistema a qualquer momento, ciente de que o custo da mão de obra para 01 (um) técnico será reajustado somente após 30 dias corridos e que o valor cobrado pela mensalidade da versão (se houver) será integral independente da data de solicitação (no plano mensal), por isso, aconselhamos que a migração seja feita, sempre que possível, na última semana do presente mês.
1.5. Condições e atraso de pagamento
O fechamento mensal compreende a somatória da quantidade totais de horas trabalhadas no respectivo período definido pela U.M., acrescido das mensalidades correspondentes as versões do sistema e complementos contratados.
Após o fechamento mensal, a nota fiscal de serviço e o boleto para pagamento serão emitidos e enviados no mesmo dia, com vencimento em 15 dias corridos após a data de emissão.
Em caso de atraso de pagamento do boleto, não será possível seu cancelamento tão pouco a emissão de novo boleto com valores alterados. Haverá incidência de multas por dia de atraso, conforme informado no próprio boleto.
1.6. Garantia do serviço prestado
A U.M. dá garantia do serviço por ela prestado, desde que comprovado falha na execução ou prestação e comunicado imediatamente.
Quaisquer indícios de alterações, mau uso, danos acidentais por tempo e/ou condições de uso invalida e encerra a garantia do serviço. A U.M. não se responsabiliza pela má qualidade ou garantia de materiais fornecidos e fabricados por terceiros de qualquer natureza.
1.7. Condições para orçamento
Em casos de necessidade de orçamento prévio de mão de obra, a contratante fica ciente que, após análise e/ou visita técnica e levantamento completo dos serviços solicitados, a U.M. enviará uma estimativa de quantidade de horas para execução dos serviços necessários e, caso não haja aprovação, serão cobradas as horas gastas em todo processo de análise e elaboração da estimativa enviada.
A estimativa de quantidade de horas para execução dos serviços necessários poderá variar para mais ou para menos, dependendo de inúmeras condições (comunicadas à contratante) ao longo da execução, estando ciente que deverá arcar com estas variações.
1.8. Responsabilidades da contratante
A) Fornecer dados cadastrais e informações verídicas sobre a empresa;
B) Seguir atentamente a metodologia de trabalho descrita neste documento;
C) Descrever com clareza os serviços desejados no ato de sua solicitação;
D) Permitir e dar totais condições para que os serviços sejam executados conforme legislações vigentes de regime de trabalho e atendimento às normas técnicas aplicáveis;
E) Fornecer todos os materiais, ferramentas específicas, plataformas, ou serviços necessários diferentes dos prestados pela U.M.;
F) Reconhecer e validar, por meio de assinatura a punho ou digital, as informações contidas nos relatórios ou registros em sistema preenchidos pela U.M.;
G) Realizar o pagamento, de preferência antes do vencimento, do boleto referente ao fechamento mensal enviado;
H) Comunicar com antecedência necessidades de quaisquer alterações envolvendo a metodologia de trabalho e uso do sistema;
I) Não realizar por conta própria e impedir alterações, adulterações e compartilhamento de conteúdo de qualquer documento físico ou digital desenvolvido pela U.M.;
J) Procurar exclusivamente a U.M. para obter suporte dos sistemas por ela desenvolvidos.
1.9. Responsabilidades da U.M.
A) Fornecer mão de obra qualificada para prestação de serviços correspondentes as áreas de atuação;
B) Executar serviços com base no aprimoramento de técnicas internas e normas vigentes aplicáveis;
C) Oferecer canais de contato para comunicação direta com os responsáveis técnicos;
2. TERMOS DE USO DO SISTEMA WEB APP
Contém os termos gerais e condições de uso do sistema tipo WEB APP (aplicação executada através do próprio navegador) disponibilizado pela UMTech.Info, divisão de tecnologia da U.M. USINAGEM E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL LTDA ME., pessoa jurídica de direito privado, com sede no endereço Rua Safira, 738 (Galpão 3) - Recreio Campestre Jóia - Indaiatuba/SP, inscrita no CNPJ sob o nº 14.372.937/0001-00.
AO CLICAR NA CAIXA DE SELEÇÃO, VOCÊ ESTARÁ ACEITANDO OS TERMOS, DECLARANDO QUE LEU E CONCORDOU COM A VERSÃO MAIS RECENTE DOS TERMOS DE USO DO SISTEMA WEB APP, DEVENDO CUMPRIR AS REGRAS AQUI CONTIDAS. CONCORDA TAMBÉM EM PERMITIR A INSTALAÇÃO DE TODOS OS ARQUIVOS NECESSÁRIOS PARA O CORRETO FUNCIONAMENTO DO SISTEMA WEB APP E REALIZAR O PAGAMENTO DE VALORES REFERENTES ÀS HORAS DEDICADAS PARA ATUALIZAÇÕES PONTUAIS DE MANTENIMENTO DAS SUAS FUNCIONALIDADES MESMO QUE ESTEJA UTILIZANDO A VERSÃO BÁSICA. A ACEITAÇÃO DESTES TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS É ABSOLUTAMENTE INDISPENSÁVEL PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA WEB APP.
2.1. Nomenclaturas de referência
Todas as palavras e expressões constantes da lista abaixo, deverão ser entendidas conforme o respectivo significado:
- USUÁRIO: Pessoa física responsável pelo cadastro da empresa a qual possui representação na forma de empregado ou outro registro representativo legal, e responsável, por tanto, pelo acesso ao sistema WEB APP;
- SISTEMA WEB APP: Aplicação executada através do próprio navegador, com versões diferentes denominadas "BÁSICA", "PRO" e "VTMAP" (conforme item 1.3.3.), que possibilita que o USUÁRIO acesse as informações contidas e específicas para a versão contratada.
2.2. Objetivo
Estabelecimento das condições de uso do sistema WEB APP, de forma não exclusiva e intransferível, que proporciona ao USUÁRIO o acesso online aos registros de serviços executados pela U.M. e solicitados pela contratante (ver item 1.3.2.) para acompanhamento, assinatura digital e validação das horas trabalhadas contratadas.
2.2.1. O uso do sistema WEB APP, em qualquer versão, não inclui, de forma alguma, acesso à Internet ou à equipamentos para conexão e comunicação à esta, ou à qualquer dispositivo para instalação e uso do sistema.
2.2.2. A UMTech.Info poderá incluir links, propagandas ou outro conteúdo que remetam a páginas de Internet de terceiros, os quais não estão sob controle da U.M..
2.3. Cadastro e acesso ao sistema WEB APP
2.3.1. Para ter acesso ao sistema WEB APP é necessário preencher o formulário disponibilizado pela U.M. através de link, no qual serão solicitados dados cadastrais da empresa, nome e e-mail do usuário. Após envio, conferência dos dados e efetivação do cadastro, o usuário receberá um e-mail com informações para acesso.
2.3.2. O Usuário receberá no e-mail cadastrado os dados de login de acesso ao sistema, certo que tais dados são pessoais e intransferíveis, sendo ele único e exclusivo responsável por manter sua confidencialidade. A U.M. não se responsabilizará por qualquer perda ou dano decorrente da sua falha em cumprir às obrigações de usuário.
2.3.3. O Usuário obriga-se a:
A) Notificar imediatamente a U.M. de qualquer uso ou violação de segurança percebida, incluindo o extravio, perda ou roubo de seus dados de acesso;
B) Manter os dados cadastrais fornecidos atualizados;
C) Comunicar qualquer troca da pessoa responsável ao acesso;
D) Solicitar assistência especificamente da U.M. em caso de qualquer necessidade.
2.4. Responsabilidades da U.M. e do usuário frente ao sistema
2.4.1. A responsabilidade da U.M. restringe-se somente pela disponibilização de um sistema WEB APP para consultas e registro de dados (não críticos e não sensíveis) anteriormente especificados. A disponibilização do(s) computador(es) com acesso a internet, acessórios e periféricos, é de responsabilidade da CONTRATANTE.
2.4.2. A U.M. não se responsabiliza por eventuais erros e/ou falhas apresentadas pelo sistema WEB APP em decorrência de problemas nos computadores, dispositivos móveis ou na rede utilizada pelo Usuário, assumindo, este, toda esta responsabilidade.
2.4.3. O USUÁRIO é responsável por toda atividade que ocorrer em sua conta de acesso aos serviços.
2.4.4. A U.M. não garante que o sistema WEB APP será ininterrupto ou livre de erros, que defeitos serão corrigidos ou que o servidor em que ele é disponibilizado ou qualquer sistema conectado a ele está livre de vírus ou outros componentes nocivos.
2.4.5. O Usuário declara e garante que:
A) Não utilizará o sistema WEB APP para fins ilegais;
B) Não veiculará informações sobre atividades ilegais e incitação ao crime;
C) Não veiculará material pornográfico;
D) Não divulgará informação relativa à pirataria do software;
E) Não divulgará material protegido por direitos autorias ou confidencialidade sem a autorização dos seus titulares;
F) Não se fará passar por outra pessoa, empresa ou entidade;
G) Não coletará ou divulgará dados dos Usuários;
H) Não acessará, modificará ou adaptará códigos fontes, nem fará engenharia reversa do sistema WEB APP;
I) Não enviará mensagens não solicitadas, reconhecidas como “spam, “junk mail” ou correntes de
correspondência;
J) Não utilizará o sistema WEB APP para enviar quaisquer tipos de vírus de computador;
K) Não obterá ou tentará obter acesso não autorizado;
L) Não interferirá com o funcionamento normal do sistema WEB APP.
3. MODIFICAÇÕES, ALTERAÇÕES OU ATUALIZAÇÕES SEM AVISO PRÉVIO
A U.M. reserva o direito de modificar, alterar e/ou atualizar O ESCOPO TÉCNICO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, TERMOS DE USO DO SISTEMA WEB APP ou as suas políticas relativas aos serviço e preços a qualquer momento e sem aviso prévio.
// Última atualização em 06/01/2025 às 11:45h \\